A AeC assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres
Muito tem se falado sobre diversidade, inclusão e o papel das empresas na desconstrução de paradigmas negativos causados pela desigualdade (racial, social, de gênero, entre outras).
Na AeC, nós sempre praticamos a tolerância e apreciamos a diversidade. Acreditamos que esse é o melhor jeito de crescer rapidamente e performarmos melhor: com o apoio de diversos talentos.
Para formalizar nosso apoio a uma dessas causas, assinamos, no dia 19 de outubro de 2020, os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Weps – sigla do termo em inglês) da Onu Mulheres.
Mas, por que assinamos e o que significa? Isso a gente vai explicar aqui nesse conteúdo! Continue a leitura e entenda o quanto isso importa para nós.
O que são os princípios de Empoderamento das Mulheres?
Os Weps (Women´s Empowerment Principles) são um grupo de princípios que servem de recomendação sobre o que precisa ser feito pelo meio empresarial para que as mulheres alcancem a equidade. São uma orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, comunidade e mercado.
Eles foram originados a partir da colaboração entre a Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulhers (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas.
São esses princípios:
- Liderança: estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;
- Igualdade de Oportunidade, Inclusão e Não Discriminação: tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;
- Saúde, Segurança e Fim da Violência: assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;
- Educação e Formação: promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;
- Desenvolvimento Empresarial e Práticas da Cadeia de Fornecedores: implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;
- Liderança Comunitária e Engajamento: promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;
- Acompanhamento, Medição e Resultado: medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.
O que muda na AeC com a assinatura dos Weps?
A AeC já pratica, de modo natural, a inclusão e equidade de gênero. Para nós, sempre foi importante a presença de mulheres em todas as áreas e cargos. Isso, porque valorizamos o potencial de cada indivíduo e as diversas perspectivas que somente a diversidade pode nos trazer.
Porém, os princípios também nos servirão de guia, para que estejamos ainda mais vigilantes e ativos nas nossa gestão. Agora, ainda mais atentos, preparando-nos para atender a todos com afinco. Desde então, muito satisfeitos e orgulhosos por fazermos parte dessa mudança.
Quais empresas devem assinar aos Weps?
Na nossa visão, qualquer empresa que quer crescer rapidamente e melhorar os resultados do negócio precisa, mais do que assinar aos Princípios, praticar a diversidade na sua cultura. Com isso, queremos dizer que, independentemente de a empresa assinar ou não, promover a equidade de gênero é fundamental. Sendo a assinatura dos Weps um jeito de corroborar com o discurso mundial e, também, dar força a esse movimento.
Gostou de saber sobre mais sobre os Princípios do Empoderamento das Mulheres? Então, continue acompanhando nossos conteúdos aqui pelo blog e siga-nos no LinkedIn, para ser notificado sempre que tiver coisa nova por aqui!