RPA: uma evolução que automatiza e traz resultados
A transformação digital proporcionou uma mudança considerável nos processos dentro das organizações. E o RPA, Robotic Process Automation (em português, Automação Robótica de Processos), apresenta um papel importante na modernização das empresas, mas ainda é pouco conhecido.
Esta aplicação tecnológica simples e funcional do universo corporativo foi criada para executar atividades parcialmente ou por completo com a utilização de tecnologias. Assim, o mecanismo foi desenvolvido para automatizar processos empresariais usando ferramentas mais estruturadas para realizar algumas demandas comuns.
O RPA tem como principal objetivo a otimização de grande parte dos processos de uma empresa e a redução de custos. Segundo levantamento do Gartner, até 2024, 30% dos custos operacionais atuais das organizações serão poupados com a automação de processos operacionais.
A seguir, entenda como a implementação do RPA é benéfica para as empresas e como o atendimento ao cliente é impactado por essa aplicação tecnológica.
Como funciona o RPA
A utilização do RPA mais conhecida atualmente é por robôs, mas também pode ser executado por softwares – ambos comandados por códigos e algoritmos que realizam tarefas pré-programadas.
Assim, o RPA desempenha comandos relacionados ao usuário final, como uma interface do sistema com precisão total. A aplicação tecnológica não precisa de intervenção humana, com taxas de erros reduzidas a zero e automatizadas totalmente.
A implementação tem como objetivo a execução de tarefas de forma otimizada e independente. E é justamente por isso que é escalável e adaptável sistemas.
O que é possível automatizar com o RPA?
O RPA pode ser utilizado em diferentes processos, mas é amplamente utilizado quando citamos sistemas de gestão de relacionamento com clientes. Isso se deve ao fato de que, nessa comunicação com o público final, muitas das tarefas são exaustivamente repetitivas, criando uma base de dados capaz de promover a automação de diferentes integrações.
Porém, existem outras demandas que podem ter o RPA como aliado para sua otimização, como:
- Atuação em processos repetitivos e com planilhas;
- Alimentação de sistemas de clientes e parceiros;
- Integração de sistemas;
- Transformação de dados estruturados;
- Comunicação rotineira.
Processos de atendimento automatizados com RPA
O RPA não deve ser visto como uma tendência isolada. A aplicação faz parte de uma transformação digital que está aliada a outras tecnologias, como é o caso dos chatbots no atendimento ao cliente.
Essa integração das ferramentas com robôs de hiper automatização é capaz de otimizar a comunicação com o público e tirar das pessoas as tarefas repetitivas, permitindo mais tempo para conduzir outras questões mais complexas.
No caso do atendimento ao cliente, a redução está relacionada ao tempo de comunicação. Com o reconhecimento de questões comuns, robôs entram em ação para desenvolver um diálogo inicial e, em alguns casos, solucionar as dúvidas dos clientes.
O que é necessário para sua implementação?
A aplicação RPA é considerada uma tecnologia versátil. Desta forma, ela pode ser facilmente implementada em diferentes processos e setores, seja qual for o nicho das empresas. Mas para que este mecanismo tenha sucesso, é preciso que alguns passos básicos sejam respeitados:
- Mapeamento inicial de procedimentos para reconhecer quais necessitam de automação para otimizar equipes;
- Avaliar os fornecedores capazes de atender tais requisitos de automação;
- Implementação do RPA com integração de sistemas da empresa e treinamento de colaboradores;
- Acompanhamento da solução, identificando produtividade, sucesso e oportunidades para melhorias.
Consequências do RPA no cotidiano das empresas
A implementação do RPA proporciona diversos impactos em uma organização. E, com ela, diversas vantagens que colaboram com a rotina corporativa. Conheça os principais benefícios desta aplicação tecnológica.
Otimização de tempo
O RPA traz com ele o aumento da produtividade das equipes, já que a tecnologia economiza tempo de atividades repetitivas ou pouco estratégicas. Assim, essa questão operacional deixa os colaboradores mais disponíveis para agir de forma ágil e assertiva, com robôs trabalhando a seu favor.
Redução de custos e erros
A aplicação tecnológica reduz custos operacionais, já que permite que uma equipe seja mais produtiva sem necessitar de novas contratações. E, além disso, o RPA evita que os erros humanos aconteçam, tendo índices quase nulos de equívocos.
Mais integração
O RPA se caracteriza por ser uma solução front-end, e desta forma não necessita de conexão com o código das plataformas, o que permite que a integração seja realizada facilmente com sistemas e aplicativos variados.
A solução para a implementação do RPA na sua empresa
O mercado disponibiliza soluções RPA para diferentes necessidades de otimização de processos operacionais. Produtos digitais são desenvolvidos e podem variar de acordo com a atuação da empresa e o público final.
Quando visualizadas as necessidades de relacionamento com o cliente, é possível contar com aplicações e ferramentas essenciais para um atendimento moderno, fluido e eficiente. A AeC tem como uma de suas soluções o desenvolvimento de robôs que passam por constante curadoria para que a comunicação com o consumidor final seja ainda mais inteligente e assertiva.
Soluções para atendimento end-to-end, com aplicações para assistentes virtuais, como Alexa e Google, estão disponíveis com o principal objetivo de automatizar o atendimento ao cliente com chatbot e atendimento telefônico virtual.
Quer saber mais sobre a automatização do atendimento ao cliente? Conheça o PA Virtual da AeC.