25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
A Semana da Diversidade e Inclusão da AeC promoveu palestra especial sobre o tema
No dia 25 de novembro começa, mundialmente, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que neste ano completou 30 anos. A ação tem encerramento em 10 de dezembro quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Esse é um assunto urgente e a AeC como signatária do WEPs – Women’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento das Mulheres), promoveu na sua Semana de Diversidade e Inclusão, uma palestra com a consultora e especialista do CMI Business Transformation, Maristella Iannuzzi, com o tema: Violência contra a Mulher e Assédio – Reconhecer, Prevenir e Acolher.
Durante a palestra, o público tirou dúvidas sobre como identificar e auxiliar mulheres em situação de risco e vítimas de violência. Um questionamento de extrema importância uma vez que, infelizmente, o Brasil ocupa o quinto lugar na lista de países com mais crimes de gênero em todo o mundo. O número de agressões subiu exponencialmente durante a pandemia e em 2021, duas em cada três mulheres relataram sofrer ou conhecer alguém que sofreu algum tipo de violência e apenas 10% destas agressões foram denunciadas, segundo dados da ONU News.
E foi com base nesta realidade que a ONU Brasil lançou o tema deste ano dos 16 Dias de Ativismo: “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres e meninas – Vida e dignidade para todas”, que tem como foco dar visibilidade à complexidade da violência contra as mulheres e meninas.