Como melhorar o atendimento com base nos dados de clientes?
A transformação digital modificou completamente o panorama do mercado corporativo. Afinal, o acesso à informação se tornou muito mais fácil para as empresas, permitindo um entendimento ainda maior dos usuários. Esse conhecimento é utilizado no setor de Vendas, Marketing, Recursos Humanos e, por que não, no atendimento? Como, então, melhorar o serviço com dados de clientes?
As informações são geradas a cada segundo, mas não basta coletá-las, é preciso transformá-las em estratégias concretas para o seu negócio. Portanto, além de entender quais canais de atendimento ao cliente oferecer, é fundamental descobrir como aproveitar esses dados. Para quem deseja modernizar a atuação com o cliente, por exemplo, esse é o caminho mais indicado para o sucesso.
Mas o que precisa ser feito, na prática, para alcançar tal objetivo? E quais são os impactos positivos do uso de dados de clientes no atendimento? Quer descobrir todas essas respostas? Continue a leitura deste artigo para saber como otimizar o contato com os consumidores. Confira!
Qual é a importância de coletar e organizar dados de clientes?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes. A Geração Millennials, por exemplo, exige um serviço transparente, humanizado e personalizado. Como atender essas demandas? O primeiro passo consiste no entendimento desse perfil. A boa notícia é que é possível fazer tudo isso a partir de dados de clientes. Transformando informações geradas diariamente em soluções de contato.
Afinal, para colocar em prática uma estratégia Customer Centric, é preciso compreender quem está do outro lado, certo? A coleta e gestão dessas informações, portanto, vai permitir que os serviços oferecidos ao consumidor sejam melhores. Ou seja, mais adequados para o que eles procuram. E o atendimento pode se aproveitar disso, direcionando com maior precisão as estratégias adequadas.
Ao compreender a jornada do consumidor e o que ele procura, você pode oferecer uma experiência mais apropriada. Da forma como vai ser feita a abordagem até mesmo ao canal utilizado. O atendimento ganha em qualidade, com um serviço de acordo com as expectativas e exigências do seu cliente. No fim, os resultados para a sua empresa tendem a melhorar consideravelmente.
O que fazer para aproveitar os dados de clientes?
Quais são as ações que devem ser executadas para melhorar a atuação junto ao cliente? Confira!
Centralize as informações
As informações estão mais fáceis de serem obtidas? Sim. Mas isso não significa transformá-las em ações efetivas é uma tarefa ainda mais fácil. Afinal, os dados de clientes são gerados de diferentes fontes e setores dentro de uma empresa. Portanto, a primeira ação para fazer um melhor proveito dessas informações é a centralização de todas elas. Em um único software, tudo o que é coletado.
Dentro de uma companhia, os contatos são feitos de diferentes locais, como a área de Vendas ou Marketing, por exemplo. E cada um desses dados pode gerar insights relevantes para a sua equipe de atendimento. Por isso, a centralização de todas essas informações vai assegurar que nada de relevante seja desperdiçado, proporcionando um filtro mais completo para as suas ações futuras.
Crie segmentações
Com todos os dados reunidos em um único lugar, fica muito mais fácil dar os próximos passos. A segmentação deve ser o próximo. Ou seja, cruzar as informações de diferentes fontes, entender os desejos desse público e, assim, separá-los em grupo. Os critérios podem ser os mais variados, como sexo, idade, região ou até mesmo se são clientes recorrentes ou não.
Todos esses detalhes permitem que você entenda com mais clareza o que cada um procura. Quem já é cliente fidelizado da sua empresa, por exemplo, exige um tipo de atendimento diferente de quem ainda não conhece os seus produtos. Assim, é possível criar padrões de contato para cada grupo, por exemplo, otimizando o processo de atendimento da sua equipe.
Personalize a comunicação
Por último, chegou a etapa mais importante: transformar os dados em qualidade. Ou seja, fazer com que todo o processo de análise e coleta das informações seja, de fato, efetivo. Com os dados em mãos, é preciso personalizar a comunicação. E isso é válido para todas as etapas: da escolha dos canais mais adequados para contactar determinado cliente até o tom de voz das conversas.
Aos poucos, a sua equipe passa a compreender melhor como cada um deseja ser abordado e por qual canal. Assim, o atendimento passa a ser mais personalizado e exclusivo, garantindo que cada consumidor tenha o contato que deseja.
Qual é a importância de contar com um parceiro nesse processo?
Nem todas as empresas, porém, têm a estrutura — ou a expertise — necessária para superar os desafios da gestão de dados de clientes. Imagine se, além das obrigações e responsabilidades do dia a dia de trabalho, parte da sua equipe precisasse se preocupar com essas questões? Uma saída, portanto, é contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto.
Melhor ainda quando a empresa mescla o conhecimento da ciência de dados com a experiência em proporcionar um atendimento personalizado. A AeC, por exemplo, utiliza o volume de informações gerados diariamente para realizar análises de humor, speech anlytics e modelos preditivos. Tudo isso permitindo a criação de estratégias mais certeiras para a sua empresa.
A partir de ferramentas que analisam a evolução do relacionamento com o consumidor, a AeC permite uma maior precisão nos pontos de contato. Assim, é possível otimizar a fidelização e reduzir problemas comuns, como um churn elevado. Todas essas ações são executadas com o auxílio de analytics: da coleta de dados até a transformação em ações mais eficientes.
Utilizar os dados de clientes para otimizar o serviço de atendimento é fundamental para quem deseja se destacar em um mercado tão competitivo. Com as informações disponíveis, é possível entregar um serviço cada vez melhor ao seu consumidor, garantindo a sua satisfação em cada contato e entregando uma experiência positiva, incentivando a sua fidelização, por exemplo.
Mas, como mostramos neste artigo, não é uma tarefa tão simples aproveitar os benefícios gerados pelos dados de clientes, certo? Que tal solucionar esse problema? Entre em contato conosco, saiba mais sobre os nossos serviços e soluções e otimize o atendimento ao seu consumidor!