Pernambucanas digitaliza a operação e melhora a experiência do cliente
A decisão de digitalizar o atendimento pode ser difícil, pois o perfil do cliente final pode ainda não ser tão digital.
Mas, para ganhar produtividade, escalabilidade e agilidade, esse caminho torna-se imprescindível. Com o cenário de pandemia, essas ações foram antecipadas e já é um caminho sem volta.
A pergunta é: como automatizar o atendimento sem perder a qualidade e manter a experiência do cliente positiva?
Conheça como a Pefisa, braço financeiro da Pernambucanas, driblou este cenário e não comprometeu o atendimento aos seus clientes com a digitalização da sua operação.
O DESAFIO
A Pefisa, fintech e braço financeiro do grupo Pernambucanas, é responsável pelo desenvolvimento e gestão de produtos como cartões, empréstimo pessoal, seguros e a Conta Digital Pernambucanas.
O principal objetivo era ampliar e melhorar a capacidade de atendimento e a experiência do cliente final, reduzindo os custos de forma significativa, tudo isso em plena pandemia de Covid-19.
No entanto, havia a preocupação de, ao oferecer aos seus clientes atendimento automatizado, considerando o perfil do cliente, eles poderiam não se sentir confortável em tratar suas dúvidas sem a intervenção de um humano.
O PROJETO
A AeC avaliou toda a operação, mapeando os detalhes dos processos, fluxos e verificando a volumetria de chamadas, com isso, desenvolveu um projeto específico para a necessidade da Pernambucanas, sempre levando em consideração oferecer a melhor experiência ao cliente final.
Com operações de CAC/Digital, Cob Receptivo, Cob Ativo, Ouvidoria, SAC e Multicanalidades, hoje a AeC é responsável pela gestão de quatro URAS e nove agentes virtuais. Há um total de mais de 400 pessoas em operação, sendo que 30% delas estão em home office.
Dentre as metas principais do projeto, destaca-se:
- Reduzir o volume de chamadas atendidas pelo canal humano e ampliar os serviços digitais;
- Aumentar o Nível de Serviço (NS) operacional;
- Garantir a rentabilização/retenção de Agente Virtual;
- Redução de custos.
ESTRATÉGIAS
A criação da solução de bot e URA foi 100% desenvolvida pela AeC (equipe de Digital e de programação/desenvolvimento). O time de User Experience (UX) da AeC realizou o controle de curadoria.
Os bots conseguem atender boa parte da demanda e substituem o atendimento humano com produtividade, qualidade e agilidade.
No caso da URA, ela é uma estratégia importante para a empresa, pois integra e direciona os clientes da melhor forma. Assim, se o cliente está na segunda via de fatura sendo atendido por bot e quer outro tipo de informação, o próprio bot o redireciona para a área adequada. Como a AeC desenvolveu uma jornada de atendimento digital exclusiva, a operação é considerada um dos maiores sucessos de solução digital da AeC.
As aferições são semanais com a interação dos times de Qualidade, UX e cliente, identificando oportunidades de melhorias. Depois de identificadas, as melhorias são enviadas para a área de desenvolvimento para aprimorar o parque digital. Cada vez que uma melhoria é concluída, a AeC alavanca a performance dos agentes virtuais.
Todo esse contexto tem uma equipe experiente da AeC por trás, com profissionais de tecnologia, monitoria, qualidade e UX verificando a parte de curadoria de forma contínua.
O projeto começou em 2019 e está em 2021 com uma boa maturação. Ele segue com a revisão das soluções para continuar sua linha de desenvolvimento e mapeamento constante permite a melhoria contínua.
A AeC é uma empresa que tem expertise de atendimento, 30 anos de mercado com soluções para o usuário final. Essa experiência faz a diferença na gestão de soluções digitais. Como todo o processo de desenvolvimento da tecnologia foi feito internamente, a empresa consegue direcionar os recursos para a melhor experiência do usuário final, com um nível de conhecimento muito maior.