Atendimento ao cliente B2B: como melhorar a experiência?
O atendimento B2B, cuja sigla em inglês significa Business to Business (Empresa para Empresa), é quando o cliente também é uma empresa, e não uma pessoa física.
Muito se fala sobre como melhorar a experiência do consumidor final, aquele que adquire itens para o uso próprio. Mas quando o cliente é uma empresa, a atenção quanto à satisfação no atendimento deve ser igual.
Então, você sabe como garantir a satisfação quando o atendimento ao cliente é B2B?
Veja a seguir a importância de construir um bom relacionamento com esse perfil de consumidor, e qual é o passo a passo para melhorar a sua experiência com a marca.
Por que oferecer um bom atendimento B2B?
Existe muita competitividade no mercado B2B. De um lado, existem empresas que querem aumentar a sua carteira de clientes. Do outro, consumidores que querem garantir um preço de compra mais acessível com seus fornecedores.
Em um primeiro momento pode parecer que a empresa que entrega o menor preço tem vantagem sobre a concorrência. No entanto, sabe o que realmente vai garantir a fidelização do cliente? O suporte oferecido pela empresa e a qualidade no atendimento.
O modelo de negócio B2B envolve a parceria de ambas as partes. Ou seja, para que as duas empresas saiam ganhando, é necessário haver consenso no acordo e respeito mútuo. E isso só é construído quando há uma boa interação.
Claro que um bom relacionamento não é criado do dia para a noite, e no caso do modelo de negócio B2B não é diferente. Entretanto, a empresa fornecedora dos produtos e serviços pode ir conquistando a confiança do consumidor aos poucos, por meio do atendimento, e mostrar que a parceria realmente oferece vantagens.
O preço até pode ser um fator de peso quando envolve uma decisão de compra. Mas, se a empresa não proporcionar uma experiência única e altamente satisfatória, é só questão de tempo para que o cliente busque um fornecedor preocupado em manter uma relação saudável.
Como melhorar a experiência quando o atendimento ao cliente é B2B?
A questão, agora, é descobrir como melhorar a experiência quando o atendimento ao cliente é B2B. E, para isso, preparamos um passo a passo que pode ajudar. Confira!
1- Identifique o perfil de cliente
Identificar o perfil de cliente é importante para a empresa descobrir qual é a linguagem ideal para a comunicação e quais são as reais necessidades desse perfil de comprador. E, com base nisso, se adequar para atender o público da melhor forma.
Também é fundamental para fazer uma precificação que condiz com a capacidade de pagamento do cliente, e descobrir qual deve ser o estoque mínimo para suprir a demanda.
Uma forma de identificar o perfil de cliente é fazer um levantamento de todos os compradores com quem você já tem na carteira. Após reunir as informações, a empresa deve analisar os produtos que mais foram adquiridos e como costuma ser o comportamento do seu público-alvo.
2- Construa o relacionamento à base de confiança
Um relacionamento só vai para frente quando existe confiança de ambas as partes. Se o objetivo da empresa é construir uma relação saudável, e manter uma carteira de clientes fiel, precisa ser 100% honesto com o seu público desde o primeiro contato até o pós-vendas.
Uma forma de construir um relacionamento à base de confiança é ser objetivo na hora de fazer os negócios.
Também, fornecer um contrato com todas as cláusulas explicadas e bem definidas. Mesmo que o acordo boca a boca ainda seja válido, sempre é bom ter um documento em mãos para se certificar de que a negociação foi justa para ambas as partes, desde o começo.
3- Seja mais flexível na hora de fazer negócio
A sua empresa vai querer perder uma oportunidade de venda apenas porque não aceitou diminuir R$ 1,00 do valor unitário do produto? Claro que não! Fidelizar o cliente é mais importante do que necessariamente concluir a compra. E, sabe por quê? Porque é isso que vai manter a constância nas vendas e garantir a estabilidade no faturamento.
Assim sendo, busque ser mais flexível na hora de fazer as negociações. Escute o que o cliente tem a dizer para saber quais são suas necessidades e ofereça condições melhores para que possa realizar os pagamentos.
4- Invista no contact center
O contact center, que em português significa central de atendimento, tem como objetivo centralizar todos os serviços de assistência e suporte recebidos pela empresa.
O grande benefício de concentrar todos esses chamados é que a empresa consegue disponibilizar diferentes canais de comunicação ao cliente. Além de entregar um atendimento mais ágil ao consumidor B2B.
Quando você disponibiliza diferentes canais de comunicação e se mantém prestativo no atendimento, o cliente fica mais tranquilo para recorrer à empresa sempre que precisar. E, esse sentimento pode contribuir (e muito) para a sua satisfação.
A AeC é uma das maiores empresas de BPO e atendimento ao cliente do país. Todas as suas soluções foram desenvolvidas para otimizar o relacionamento e proporcionar uma experiência personalizada para o consumidor.
Se gostou desse conteúdo, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades. Ou, se quiser saber mais sobre as nossas soluções, sinta-se à vontade para visitar a nossa página!